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6 estratégias de marketing digital para engajar nas redes sociais

Estar integrado com as mudanças do mundo, e principalmente, atualizado com aquelas que acompanham também os consumidores, são fatores que devem ser incluídos como prioridades para as empresas e marcas.

É de extrema necessidade acompanhar seu público e principalmente clientes em potencial, para dessa forma poder atender às suas necessidades, desejos, pedidos e consequentemente, manter-se estável em um mercado tão competitivo.

Não é uma tarefa simples, mas com cautela, trabalho e análise, é possível estar em constante comunicação com seu público. Atualmente, é possível estudar e mensurar o melhor método de manter-se conectado, possuir resultados eficientes, e tornar a marca relevante no mercado.

É um investimento que deve ser constante, e se possível, com métricas diárias, para atingir o melhor resultado sempre. Mas afinal, como usar o marketing digital? Como incluir as mídias sociais?

Nesse artigo, separamos 6 estratégias que te ajudarão a engajar o seu público nas suas mídias sociais. Marcas como McDonald’s, Netflix, Nestlé, Magazine Luiza, e muitas outras, aproveitaram a grande ascensão e ferramentas da tecnologia e internet para aumentar seu faturamento e desenvolver um marketing marcante na mente de seus consumidores.

1. Gestão de comunidade
A gestão de comunidade é uma estratégia feita para criar um ambiente de conexão, e principalmente comunicação direta entre a marca e seus consumidores, servindo como uma técnica de aproximação e interação com novos públicos.

Um dos principais métodos para desenvolver essa interação é estar presente nas redes sociais, como por exemplo, Instagram, Twitter e Facebook, nos quais os conteúdos são voltados para atender as necessidades, críticas e pedidos dos clientes (ou futuros clientes).

Você sabia que cerca de 71% das pessoas que tem uma boa experiência nas redes sociais, tendem a indicar a marca para um conhecido? Esse dado nos mostra como é importante ter um perfil “amigo”, disposto a tirar dúvidas, atender pedidos, entre outros.

2. Comunicação instantânea, simples e acessível
As redes sociais são espaços que possuem um tipo de comunicação rápida e direta, no qual as pessoas que interagem, logo esperam por uma resposta.

É importante que as marcas assumam esse posicionamento de “amizade” e simplicidade para se comunicar com os usuários. Uma comunicação íntima e principalmente instantânea, ajuda a criar um ambiente confortável, confiável e desenvolve um relacionamento de favoritismo nos consumidores.

As empresas com melhores desempenhos em marketing, priorizam o atendimento de seus clientes.

3. Anúncios
Como já foi dito anteriormente, muitas redes sociais possuem ferramentas para potencializar a divulgação das marcas através de anúncios, e a opção de gerar engajamento é uma delas.

Youtube, Instagram e Facebook, por exemplo, possuem diversos tipos de objetivos para as suas campanhas. Além disso, é possível utilizar uma ampla variedade de tipos de segmentação, sendo eles focados em faixa etária, localidade, interesses e outros.

4. Invista em conteúdo
O método mais eficiente de garantir não só um seguidor da página/perfil, mas também, que o usuário permaneça einteraja com a marca, são através dos seus conteúdos.

Esses conteúdos podem variar entre os temas (sempre relacionados com o nicho da marca), podendo ser voltados para dicas, informações, curiosidades, benefícios dos produtos, posicionamento dos consumidores (uma opinião sobre a marca), conteúdos visuais, entre outros.

São os conteúdos interessantes, relevantes e em sua maioria, divertidos, que vão garantir o entretenimento dos usuários e consequentemente, interação e engajamento da marca.

5. Ferramentas e funcionalidades do Instagram
O Instagram é uma das principais redes sociais. Ele está entre as mais completas em ferramentas e possui milhões de acessos diários. Se você quer aumentar sua presença digital, é essencial possuir um perfil no Instagram, pois é através dele que os usuários irão realizar buscas pelos produtos, opiniões, e também conteúdos personalizados pela marca.

Atualmente, o Instagram disponibiliza ferramentas de vídeos (Instagram Stories e IGTV), no qual podem ser explorados diversos conteúdos visuais, desde vídeos informativos, até dicas e sugestões.

6. Design
As redes sociais são plataformas consideradas 100% visuais, no qual o investimento deve ser inteiramente em conquistar a atenção e feedback dos usuários. Visto isso, é indispensável que as marcas possuam um design de qualidade, baseado sempre no seu segmento de atuação e no público-alvo.

Um bom trabalho criativo é capaz de prender a atenção e impulsionar sensações de necessidade, desejo e vontade.

Vantagens e como aplicar o marketing digital?
As vantagens de aplicar os métodos presentes no marketing digital são muitas, incluindo:

ter uma presença no ambiente digital, no qual qualquer cliente ou interessado na marca, pode fazer sua pesquisa e analisar os pontos, valores, serviços e produtos da marca;
possuir métricas que possibilitam uma noção de resultados;
acompanhar a jornada de compra do consumidor (possibilitando uma publicidade voltada para cada cliente);
resultados duradouros com estratégias de marketing voltadas para o conteúdo.
Conclusão
Para realizar um bom trabalho de marketing digital, é necessária uma análise mercadológica, saber os principais dados dos consumidores e público-alvo, para posteriormente definir uma persona. Com essas informações em mãos, ainda é preciso entender onde se fazer presente no ambiente online, testar o melhor horário para sua comunicação, publicar bons conteúdos e monitorar sempre os resultados.Guest post criado por Rafael Rodrigues, criador de conteúdo no portal TrendsZone.

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