Caio Cunha
Caio Cunha
Noticias

Mogi das Cruzes: Você conhece uma das 12 cidades mais sustentáveis de São Paulo?

Com o crescente desenvolvimento industrial é essencial promover práticas mais sustentáveis. À vista disso, Caio Cunha, Prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, investiu na redução da emissão de carbono dos transportes, fazendo com que a cidade ganhasse o Certificado Cidade Verde. Quer saber como essa cidade urbana tem conseguido se manter entre uma das 12 cidades mais sustentáveis de São Paulo? Prossiga com a leitura!

O que é esse certificado?

Antes de observar a importância deste certificado para o município, é fundamental compreender do que ele se trata. O Certificado Cidade Verde é uma premiação e um reconhecimento fornecido pelo Programa Ambiental do Transporte (Despoluir), que visa incentivar a diminuição da emissão de poluentes dos meios de transportes coletivos, já que esses ocupam a maior taxa de circulação dentro das cidades metropolitanas. 

Mas como é possível uma cidade tão grande como Mogi das Cruzes conquistar esse reconhecimento e se consolidar entre uma das 12 cidades mais sustentáveis de São Paulo? Isso foi possível graças à gestão de Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, que investiu em sistemas municipais de transporte coletivo, no qual as atividades ajudam a controlar e diminuir a emissão dos gases poluentes na atmosfera.

O que o transporte coletivo de Mogi tem que as outras cidades não têm? 

Como você já deve imaginar, ganhar o Certificado Cidade Verde não é algo simples, no entanto, Mogi das Cruzes conseguiu ser o primeiro município da região a conquistá-lo. Para isso, o local conta com algo que nem todas as cidades de São Paulo possuem: uma frota de transporte coletivo nova, que possui em média apenas três anos. Frotas novas, como essa, entregam uma tecnologia de ponta, fornecendo conforto aos passageiros, além de emitir menos poluentes. 

Ademais, a gestão do prefeito Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, desenvolveu medidas que auxiliam na redução da emissão de poluentes. Essas tornam obrigatórias o uso de algumas tecnologias pela frota de transportes coletivos, como o uso de equipamentos modernos de controle nos ônibus, e a utilização de motores sempre adequadamente regulados. Estima-se ainda que a cidade venha contar com a integração da tecnologia Euro 6 nos veículos públicos. 

Quais são as empresas de ônibus em Mogi?

Não é de se estranhar que a cidade tenha alcançado índices tão altos nas práticas sustentáveis, levando em consideração uma gestão humanizada de Caio Cunha. Entretanto, não foi somente às ações do prefeito que proporcionaram uma vida urbana mais verde à região. Sua vinculação com empresas de ônibus como Princesa do Norte, Viação Cometa, Viação Jacareí, CS Brasil, Pássaro Marrom e Alto Tiête Transportes também contribuíram para essa realidade. 

Essas corporações foram premiadas com a certificação Empresa Amiga do Meio Ambiente, reforçando sua dedicação em promover um meio de locomoção mais confortável e sustentável para as grandes cidades metropolitanas. Dessa maneira, foram aferidos o nível de emissão de poluentes de cerca de 1420 ônibus, sendo que destes 97% da frota foram aprovados para uma circulação responsável ambientalmente. 

Por fim, embora Caio Cunha, prefeito 3 vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), tenha atingido grandes expectativas para o município, suas atividades não param por aí. O político segue buscando por padrões de excelência para os cidadãos, garantindo a redução da emissão de poluentes para os veículos de transporte coletivo. A meta é levar um maior bem-estar à população, promovendo menos estresse e mais facilidade.

 

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Noticias

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *