Tecnologia

Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia do Paulista é sucesso de público

Teve início, nesta segunda-feira (09.10), a programação da Semana de Ciência e Tecnologia de Paulista. A solenidade de abertura contou com a presença de grande público, congregando trabalhos de exposições científicas e tecnológicas de escolas públicas municipais e estaduais, além de instituições privadas. O evento está sendo realizado no 2º andar do Paulista North Way Shopping, na rodovia PE-15, KM 16,5, nº 242, no Centro da cidade, e seguirá até esta terça-feira (10.10), das 9h às 17h. A solenidade de abertura contou com representantes da gestão municipal, além de representantes do Governo Federal.

 

Na ocasião, estudantes da Rede Municipal de Ensino do Paulista expressaram sobre a relevância que o evento tem como uma plataforma e ferramenta do protagonismo juvenil na produção de conhecimento na cidade.

 

“Estou muito satisfeito por poder mostrar às pessoas e aos colegas de outras escolas o que como estudante faço e crio sobre tecnologia na cidade. Estamos aqui com nosso Projeto de Cidade Sustentável, apresentando uma maquete que usa a ciência como solução para coleta seletiva”, disse o jovem Richard Oliveira, de 15 anos, da Escola Municipal Manoel Gonçalves.

 

“Este momento nos serve também para aprender e trocar experiências com outros estudantes de outras escolas públicas de nosso município, do estado e de entidades que usam a robótica como é o SESI, para solucionar desafios criados pela sociedade. Apresentamos aqui a Cidade Ecológica, com propostas que aplicam a tecnologia na limpeza de rios, canais e galerias. Além disso, exploramos o conceito de energia solar ou eólica para que seja usada em prédios públicos como as escolas”, pontuou o estudante da Escola Manoel Gonçalves, Giovani Daniel, de 15 anos.

 

Para o secretário executivo de Ciência e Tecnologia de Paulista, Wallace Mello, a iniciativa é de suma importância pois permite difundir e popularizar o acesso à tecnologia aos adultos, jovens, idosos, crianças, além de pessoas com necessidades específicas ou limitações visuais, auditivas, intelectuais e motoras. “Os moradores de Paulista devem estar inseridos na vanguarda do que se faz e como se faz, no aspecto da ciência, tecnologia e inovação no mundo. Este trabalho busca transformar o município na Capital do Litoral Norte nesse sentido”, ressaltou o representante da gestão.

 

Também sobre o assunto, o coordenador do evento e secretário executivo de Regionais de Paulista, Francisco Jovino da Mota, destacou que o evento promove a criação de ciência e tecnologia feita na cidade e vai desenvolver ainda mais o crescimento do município. “Implantando o wi-fi público em praças, monumentos e espaços públicos da cidade, se realiza a inclusão digital. Já entramos em contato com empresas startup (criadoras de conhecimento tecnológico) para que se instalem em nossa cidade”, explicou.

 

Ainda sobre a questão, a secretária de Educação da cidade, Katia Clemente, ressaltou a importância da iniciativa para os estudantes de Paulista. “A ciência e a tecnologia se aprendem por meio da escola. O conhecimento se encontra em sala de aula e até a experimentação de campo é coordenada pelos educadores. Os estudantes estão sendo os protagonistas de tudo. Na Rede de Ensino Municipal já usamos micro:bit, por exemplo. Também temos a robótica que usa materiais recicláveis. A matemática está sendo atrelada à forma lúdica, usando a linguagem tecnológica a que os estudantes estão habituados”, destacou a secretária.

 

Por fim, o chefe da unidade Regional do Nordeste do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal, Edilson Silva, que esteve no ato representando a ministra Luciana Santos, elogiou a iniciativa da realização deste evento em Paulista. “É uma satisfação saber que Paulista está levando a sério seu desenvolvimento científico e tecnológico. Vimos hoje projetos criados por estudantes que usam o conhecimento para melhorar a alimentação das pessoas e combater a fome, também conhecemos um projeto de sustentabilidade ambiental com recursos tecnológicos, ainda um de produção de energia limpa por meio do sol e do vento. Isso é fantástico. O Governo Federal está à disposição para atender as demandas apresentadas pelo município. Queremos os projetos que estamos vendo e apoiá-los”, concluiu o representante federal.

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Tecnologia

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *