Tecnologia

Marca de celulares Oppo chega ao Brasil como 5ª maior do mundo e cogita fabricação local

Uma nova marca de celulares entrará no varejo brasileiro: a chinesa Oppo venderá o smartphone Reno 7 em lojas parceiras a partir de segunda-feira (26). A marca planeja usar esse período para conhecer o mercado interno e admite a possibilidade de fabricar aparelhos no país.

“Nós entendemos que o imposto de importação, inclusive os outros custos financeiros e impostos, são elevados”, disse o presidente-executivo da Oppo no Brasil Jim Zhang, em entrevista ao g1.

“Por isso, a gente pretende no futuro, um dia, iniciar a nossa operação de fabricação local. Mas nesse momento, a gente precisa saber mais do contexto geral de como iniciar esta operação, iniciar a fabricação local”, complementou.

Fundada em 2004, a empresa chegou a alguns países da América Latina há três anos e agora aporta no Brasil.

A Oppo é a 5º marca que mais vende smartphones no mundo, segundo a consultoria IDC. A companhia vendeu 24,7 milhões de aparelhos no segundo trimestre de 2022, o que representa 8,6% do mercado global.

Na 4ª posição, está a chinesa Vivo, empresa-irmã de Oppo no grupo BBK Electronics, que também é dono da marca de celulares Realme, presente no Brasil desde 2021. “As três marcas compartilham alguns acionistas, mas são empresas que estão em uma operação independente”, afirmou Zhang.Segundo o executivo, houve um cuidado antes de operar no Brasil, 4º maior mercado de smartphones no mundo. “É um mercado estratégico e a Oppo passou muitos anos estudando, entendendo e observando este mercado para determinar o momento correto para entrar”.

Como está o mercado de smartphones?
As vendas de smartphones no mundo caíram 8,7% no segundo trimestre de 2022, segundo a IDC. Entre as cinco líderes do mercado, a Oppo registrou a segunda queda mais acentuada e vendeu 24,6% menos unidades no período em relação ao mesmo intervalo de 2021.

O cenário no Brasil também não é animador: a projeção da IDC é de que haja queda de 5% na venda de smartphones no país em 2022. Para o próximo ano, a expectativa é de um crescimento entre 3% e 4%, considerado tímido.

“O mercado ficou muito mais pessimista do que se esperava”, disse o gerente de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices da IDC Brasil Reinaldo Sakis. Segundo ele, isso aconteceu principalmente após o Dia das Mães, uma das principais datas do varejo em vendas.

“De maio para cá, o que tem faltado – e é isso que preocupa mais ao mercado – é a falta de usuários, a falta de demanda no varejista”, afirmou Sakis ao g1.
“A preocupação com a inflação, com o dólar, com incertezas do final de ano, com o que vai acontecer no ano que vem tem tirado um pouco o ímpeto do brasileiro de comprar produtos. Isso afeta não só smartphones como outros produtos da cesta de produtos no varejo”, explicou.

Preparação para entrar no Brasil
Zhang, da Oppo, afirma que a empresa demorou mais para decidir em que momento entraria no Brasil, se comparado com outros países da América Latina, porque precisava conhecer melhor o mercado local.

“A Oppo entrou em 2019 na América Latina, que é o último continente, o último pedaço de mercado que a Oppo entrou”, explicou. “O Brasil faz parte desse planejamento, mas a gente não teve o conhecimento suficiente naquela época para fazer as decisões agressivas”.
Agora, a empresa aposta na parceria com um representante local, já que a distribuição dos celulares será feita pela empresa Usina de Vendas. A venda acontecerá apenas no site da Amazon e em lojas físicas da operadora Vivo. A equipe da Oppo cuidará principalmente do marketing.

“Reconhecemos que nós somos todos forasteiros e não conhecemos tão bem esse mercado”, disse Zhang. “Por isso, o modelo da nossa operação é formar parceria com um representante nacional que cuida de quase tudo, de disposição dos canais, distribuição e serviços de pós-venda”.

Estreia com Reno 7
A Oppo, que planeja o lançamento de três celulares e um fone de ouvido no Brasil, vai estrear no país com o Reno 7. Com preço sugerido de R$ 2.999, o smartphone faz parte de uma linha que vendeu 60 milhões de unidades em todo o mundo desde seu lançamento em 2019, segundo a empresa.

O dispositivo tem câmera de selfie com 32 megapixels e câmera traseira tripla com sensor principal de 64 megapixels. Ele conta com tela de 6,4 polegadas, bateria de 4.500 mAh, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.

 

 

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